Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Pedra Rachada

Ampliar imagem Pedra Rachada
Pedra Rachada.
Foto: André Ilha
Pedra Rachada
Cadastrada por: André Ilha, em 25-10-2022 às 17:30
Descrição: Imenso boulder arredondado, situado na parte baixa da Serra da Piraquara, em Realengo, Parque Estadual da Pedra Branca.
Embora haja uma via antiga, é pouco frequentada, pois só é possível se chegar ao topo escalando e não há cabos de aço ou outras facilidades para os leigos. Há abelhas na Pedra Rachada, sendo que em janeiro de 2022 houve um ataque que levou ao hospital algumas pessoas, portanto é necessário estar bastante atento a esse perigo. Descida de rapel do cume a partir de um grampo batido na borda da chaminé, no lado oposto às vias.
Como chegar à base: Uma vez em Realengo, pegue a Estrada dos Teixeiras, vire à direita na Estrada da Serra e siga-a até o final. Onde não for mais possível continuar de carro, começa a bem marcada trilha de acesso à pedra, à direita da cerca de uma grande casa. Siga essa trilha até uma torre de transmissão de energia e, em seguida, contorne facilmente a Pedra Rachada por trás até chegar à base das vias.
Fonte: Guia de escaladas da vertente norte do Parque Estadual da Pedra Branca - André Ilha, 2022 (www.femerj.org/wp-content/uploads/Guia-de-escaladas-da-vertente-norte-do-Parque-Estadual-da-Pedra-Branca-1-edicao-versao-final-2022.pdf)

Vias cadastradas neste local (1)